A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Crianças) alertou que o impacto econômico em decorrência da pandemia de coronavírus poderia causar um aumento de casos de casamento infantil no mundo.
O relatório do UNICEF, divulgado na segunda-feira (8) para coincidir com o Dia Internacional da Mulher, analisa o impacto da pandemia sobre a prática de forçar casamentos de jovens com idade inferior a 18 anos.
“A Covid-19 tornou uma situação já difícil para milhões de garotas ainda pior”, disse o relatório.
A agência alerta que insegurança econômica maior pode forçar mais famílias a arranjarem casamentos para suas filhas a fim de abrandar problemas financeiros. Fechamentos de escolas também dificultaram o suporte para as crianças.
Como resultado, o relatório disse que um adicional de 10 milhões de garotas poderiam ser forçadas a se casarem antes do fim da década, além das 100 milhões que já estavam sob risco antes da pandemia.
O UNICEF estima que 650 milhões de garotas e mulheres vivas hoje se casaram na infância, muitas delas na Índia, Bangladesh e Nigéria. Garotas que se casaram na infância têm menos chances de continuar na escola e mais probabilidade de sofrer violência doméstica.
A agência está pedindo a governos em todo o mundo que estendam o suporte para as crianças e suas famílias.
Fonte: NHK