O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga recebeu sua primeira dose da vacina contra Covid-19 da Pfizer em um hospital de Tóquio nesta terça-feira (16), sendo imunizado em frente às câmeras para tranquilizar a população no Japão sobre a segurança da preparação biológica.
Suga está sendo vacinado como parte dos preparativos para visitar os EUA no mês que vem, quando ele se tornará o primeiro líder mundial a se encontrar pessoalmente com o presidente Joe Biden.
O foco inicial do programa de vacinação do Japão tem sido os profissionais da saúde, com o restante da população aguardando a vez.
Antes do encontro com Biden ter sido marcado, Suga, de 72 anos havia dito que esperaria até que pessoas com idade igual ou superior a 65 anos se tornassem elegíveis em abril. Ele deve tomar a segunda dose em 3 semanas, antes de partir para Washington.
Suga prometeu obter vacinas suficientes para a população do Japão de 126 milhões de pessoas dentro do primeiro semestre deste ano, embora o esforço tenha sido afetado por atrasos em produção e controles de exportação da União Europeia, assim como dificuldades em obter seringas especiais que podem extrair mais doses por frasco.
Fonte: News and Culture