O MLIT-Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo decidiu implementar tarifas de pedágio mais baratas para o tráfego das motocicletas nas vias expressas, segundo o jornal Mainichi de quarta-feira (24).
O valor será de metade da tarifa dos carros comuns, a partir de abril de 2022. É aplicável aos veículos de 2 rodas equipados com sistema automático de cobrança de pedágio (ETC) que percorrem 100 km ou mais aos sábados, domingos e feriados, até novembro do mesmo ano.
O sistema de pedágio para vias expressas é dividido em cinco categorias de acordo com o tamanho e o peso da carroceria. Carros leves (kei) e veículos de 2 rodas têm o preço mais barato – 80% do valor de um carro de passeio comum.
No entanto, muitos usuários apontaram que as tarifas de pedágio das motocicletas são mais caras do que os veículos kei. Afinal, são mais leves e oferecem menos desgaste da via expressa.
Assim, considerando que vem aumentando o número de usuários de motocicletas como meio de transporte para evitar a aglomeração devido ao novo coronavírus, o governo também tem o objetivo de melhorar o ambiente para estimular o uso do veículo de duas rodas.
Atualmente há cerca de 1,1 milhão de motocicletas com ETC.
Fontes: Mainichi e Best Car