Em uma entrevista para o Yomiuri Shimbun, o presidente da Associação Médica da Cidade de Kawasaki, médico Toshiaki Okano, afirma que a desvantagem é maior se não receber as doses da vacina contra o novo coronavírus.
“Mesmo que tenha sintomas anafiláticos, reação alérgica aguda, na grande maioria dos casos as pessoas se recuperaram”, explicou, por isso recomenda a inoculação.
Em geral, acomete mais as pessoas do sexo feminino.
No caso da província de Mie, pouco depois de receber a primeira dose no hospital onde trabalha, no dia 23, começou a aparecer tosse. Após cerca de 1 hora e 20 minutos, surgiu dificuldade respiratória e uma sensação de aperto na garganta.
Atendida em seguida, o médico diagnosticou anafilaxia. Foi internada e teve alta no dia seguinte. Ela relatou que tem diabetes e que no passado já teve reação colateral quando foi vacinada contra hepatite B.
Também explicou sobre o problema do cancelamento de última hora. Se a pessoa deixa de ir, perde-se aquela dose da preciosa vacina.
Explicou que depois de descongelar o frasco, é preciso aplicar todas as doses para não ter desperdício. Por isso, pede que evite cancelar em cima da hora, para que mais pessoas possam ser inoculadas.
Fontes: Yomiuri e Ise Shimbun