Imagem ilustrativa de um difusor de aroma com varetas (Piqsels)
Na quinta-feira (8) o Centro de Assuntos do Consumidor do Japão informou sobre o perigo de deixar o difusor de aroma com vareta ao alcance das crianças pequenas.
Publicidade
O uso desse produto vem aumentando e os acidentes também. É um ambientador líquido, normalmente em frascos de vidro, no qual as varetas de madeira têm a função de difusão do aroma, preparado com óleos essenciais ou químicos mais álcool e outros elementos.
Segundo informações do centro, em novembro do ano passado, uma criança de 1 ano tomou o líquido do difusor que estava no banheiro. Socorrida, foi diagnosticada com pneumonia química, uma doença pulmonar causada pela inalação de substâncias tóxicas.
Em outros casos relatados no ano anterior houve os de hospitalização a longo prazo pelos danos severos ao pulmão.
Em 10 anos o centro recebeu 31 relatos de casos de acidentes envolvendo crianças com idade inferior a 3 anos. Mas não foram só com esse tipo de difusor de aroma, mas também aqueles desodorizadores de ambiente que possuem tampa.
Recomendações
O centro recomenda às famílias que têm crianças pequenas que deixem o difusor de aroma longe do alcance dos pequenos. Caso a criança beba o líquido telefone imediatamente para o pediatra. No caso de entrar em contato com os olhos e pele, a recomendação é de lavar imediatamente com água.
Socorro e informações
Mas, quem tem criança pequena deve ter em mãos os números de telefone importantes, com atendimento em japonês.
- #7119: Centro de Segurança na Emergência
- #8000: consulta médica infantil
- 072-727-2499: Centro de Informações sobre Envenenamento no Japão
- 119: ambulância e Corpo de Bombeiros
Fontes: divulgação e NHK