A aeronave que transportou a primeira carga das doses da vacina contra a Covid-19, da fabricante americana Moderna, chegou no KIX-Aeroporto Internacional de Kansai (Osaka), por volta das 9h de sexta-feira (30).
Transportada pelo avião cargo da JAL, essa encomenda em 6 contêineres, veio via Bélgica, e foi enviada para um depósito, para aguardar pela aprovação, a qual foi dada entrada pela Takeda Pharmaceutical.
O governo encomendou o suficiente para inoculação de 25 milhões de pessoas, portanto, 50 milhões de doses, até setembro. Essa primeira carga deverá começar a ser usada no centro especial em larga escala em Tóquio e também em Osaka, no mês de maio.
A vacina da Moderna tem uma vantagem sobre a atualmente utilizada, a Pfizer-BioNTech. Em temperatura de -20ºC pode ficar armazenada por até 7 meses, enquanto na temperatura de 2ºC a 8ºC pode ficar até um mês.
Depois de aplicada a primeira dose, a segunda deve ser feita em 28 dias. Os ensaios clínicos mostraram resultados com cerca de 94% de eficiência na imunidade.
De acordo com a Moderna, sua vacina foi aprovada para uso no Canadá, Israel, Reino Unido, Suíça, Singapura, Catar e Taiwan.
Fontes: NHK, JNN e ANN