Uma nova moda em que animais são vendidos em “caixas misteriosas” causou indignação na China após vários filhotes de cães e gatos terem sido encontrados mortos.
As “caixas cegas” se tornaram cada vez mais uma tendência popular no país, com pessoas comprando sem saber que animal elas receberão através do correio.
Mas na segunda-feira (3), ativistas de bem-estar animal fizeram uma descoberta angustiante quando encontraram 160 filhotes de cães e gatos dentro de um caminhão na província de Sichuan, no sudoeste da China.
Eles descobriram que as caixas – as quais estavam disfarçadas como entregas expressas regulares – continham um filhote de cão ou gato.
O Centro de Resgate Animal Chengdu Aizhijia disse que o veículo que eles descobriram estava transportando 160 animais com menos de 3 meses, em condições terríveis, e vários deles haviam morrido.
Imagens postadas na mídia social pelo grupo de resgate mostram várias caixas empilhadas até o teto do caminhão.
“Se a porta de trás do veículo tivesse sido completamente fechada e nenhum ar circulando, os animais teriam morrido sufocados”, escreveram.
“Corpos de vários animais foram jogados nas ruas pelos funcionários da companhia de entrega ZTO Express”, disse a organização.
Na quinta-feira (6), o centro de resgate conseguiu trazer os animais para sua base e 38 ainda estavam recebendo tratamento médico.
A empresa de transporte envolvida no envio dos animais, a ZTO Express, pediu desculpas e disse que a pessoa responsável pela entrega segura na região foi suspensa.
Na China é ilegal transportar animais vivos, mas “caixas cegas” se tornaram cada vez mais populares, de acordo com a mídia estatal.
Houve relatos de caixas similares contendo animais como tartarugas, lagartos e hamsters sendo vendidas em sites de compras como Taobao e Pinduoduo.
Na maioria dos casos, os clientes não podem escolher uma raça específica nem devolver os animais.
A prática ilegal causou indignação na China, com várias pessoas fazendo críticas na mídia social Weibo.
Fonte: Mirror