Na quarta onda da epidemia do novo coronavírus, províncias que não costumavam ter elevados números de pessoas infectadas estão passando por situação difícil.
É o caso de Hiroshima, onde em 8 de janeiro teve o maior número de 119 pessoas testadas positivo, mas em fevereiro e março conseguiu controlar o quadro, tendo números de apenas 1 dígito por dia.
No entanto, no sábado (8) e domingo (9), teve os piores índices até o momento, com 181 e 195, respectivamente. A soma cumulativa aumentou para 6.950 pessoas infectadas.
Além de Hiroshima, mais 13 províncias tiveram o pior resultado desta epidemia, no sábado. A vizinha, Okayama teve 189, 519 em Fukuoka, 76 em Saga, 65 em Nagasaki, 111 em Kumamoto, 93 em Oita, 78 em Kagawa, 403 em Hokkaido, 50 em Niigata, 80 em Ishikawa, 113 em Gunma, 575 em Aichi e 74 em Shiga.
Próprio estado de emergência
Desde o começo de abril a província de Miyazaki voltou a ter registros diários de 2 dígitos. Na sexta-feira e sábado teve 57 e 62 novos casos, respectivamente. No domingo, o governador declarou estado de emergência próprio, até 31 deste mês. Esta foi a segunda da epidemia, sendo que a primeira foi de 7 de janeiro a 7 de fevereiro.
Outra província que o governador declarou o próprio estado de emergência foi Ishikawa, de domingo até 31.
Com isso, o pedido à população é de abstenção de sair sem necessidade, além de solicitação aos cinemas e lojas de departamento para encerrar o expediente mais cedo.
Em ambas as províncias os estabelecimentos como bares e restaurantes estão com pedido para antecipar o encerramento do expediente às 20h.
Fontes: Miyazaki News, Minami Nippon Shimbun, TV Kanazawa, ANN, Asahi e News Digest