Pessoas completamente vacinadas não precisam mais usar máscara ou praticar o distanciamento social de 2 metros na maioria das situações, seja em ambiente interno ou externo, disse o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) em um guia atualizado de saúde pública na quinta-feira (13).
Há algumas situações em que as pessoas ainda precisam usar máscaras – em ambientes de cuidados da saúde ou em estabelecimentos que as exigem – mesmo se elas receberam a dose final duas ou mais semanas atrás, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky, aos repórteres em uma coletiva.
Pessoas completamente vacinadas também ainda terão que usar máscaras em aviões, ônibus, trens e outros meios de transporte público, disse ela.
“Qualquer um que estiver completamente vacinado pode participar de atividades em ambientes fechados e abertos, sem usar máscara ou praticar distanciamento social”, disse ela.
Walensky disse que pessoas não vacinadas ainda devem usar o item de proteção, acrescentando que elas ainda continuam sob risco de doença leve ou severa, morte e chance de espalhar o vírus para outros. Pessoas com sistemas imunes comprometidos devem falar com o médico antes de deixar de usar máscara, disse ela.
Ela acrescentou que sempre há a chance do CDC mudar seu guia novamente se a pandemia de Covid-19 piorar ou variantes adicionais surgirem.
Na semana passada, Biden anunciou as metas mais recentes de sua administração na luta contra o coronavírus: ter 70% dos adultos do país vacinados com pelo menos uma dose e 160 milhões completamente inoculados até 4 de julho.
Fonte: CNBC