As exportações do Japão provavelmente cresceram mais de 30% ano a ano em abril, o maior aumento em mais de uma década, mostrou uma pesquisa da agência Reuters na sexta-feira (14), mas o efeito de base foi um principal fator após o declínio agudo do ano passado devido ao impacto da pandemia de coronavírus.
A terceira maior economia do mundo se recuperou em grande parte devido à demanda sólida do exterior que impulsionou produção e exportações, mesmo com aumento das infecções por coronavírus afetando o consumo.
Os dados importantes na próxima semana incluem pedidos de maquinários e preços do consumidor e de atacado, assim como números de primeiro semestre de produto interno bruto que serão divulgados na terça-feira (18).
As exportações provavelmente aumentaram 30,9% em abril em comparação ao ano anterior, que marcaria o aumento mensal mais acentuado desde maio de 2010, mostrou uma pesquisa de 18 economistas.
“A tensão no fornecimento e demanda de semicondutores parece ter um impacto mínimo sobre as exportações até agora”, disse Takeshi Minami, economista chefe no Instituto de Pesquisa Norinchukin.
Uma queda no comércio global em abril do ano passado devido a interrupções na rede de fornecimento em decorrência de lockdowns no mundo foi um golpe para a economia do Japão que é dependente do comércio.
Fonte: Straits Times