Uma clínica médica na Áustria amputou a perna errada de um paciente, disse ela na quinta-feira (20), culpando falha humana pelo que ela chamou de “erro trágico”.
O paciente idoso estava sofrendo de várias doenças, disse a Clínica Freistadt, em uma cidade de mesmo nome perto da fronteira tcheca, em uma declaração. Doenças anteriores afetaram suas pernas, ao ponto que a esquerda precisava ser amputada.
“Estamos extremamente chocados que em 18 de maio, na terça-feira, apesar dos padrões de garantia de qualidade, a perna errada de um homem de 82 anos tenha sido amputada”, disse a clínica, acrescentando que o erro foi notado pela primeira vez durante uma troca de curativos na manhã de quinta-feira.
“Temos que descobrir como essa falha, esse erro aconteceu. Gostaria de pedir desculpas publicamente aqui”, disse o diretor da clínica, Norbert Fritsch, em uma coletiva de imprensa.
O jornal austríaco Heute divulgou que o paciente não percebeu inicialmente o erro, por causa de sua doença. Ele também disse que foi pedido ao idoso que confirmasse com antecedência, mas sua articulação era limitada, divulgou o Heute citando Fritsch.
O erro parece ter sido cometido um pouco antes da operação, quando a perna que ia ser amputada foi marcada, disse a clínica.
“Infelizmente o erro, em que a perna direita foi removida ao invés da esquerda, ocorreu como resultado de uma sequência de circunstâncias lamentáveis”, disse, acrescentando que estava investigando o que aconteceu e que revisaria seus padrões.
Foi oferecida assistência psicológica para o paciente, o qual deve passar por uma outra operação para remover sua perna esquerda a partir da coxa.
Fonte: The Guardian