Praia em Onna, sem banhistas, pelo pedido para evitar sair sem necessidade (PM)
O Primeiro-Ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou oficialmente a inclusão da província de Okinawa no estado de emergência, após a reunião na Sede de Contramedidas do novo coronavírus, na noite de sexta-feira (21).
Publicidade
Assim, as províncias alvo passam a ser 10: Tóquio, Osaka, Hyogo, Quioto, Aichi, Fukuoka, Hokkaido, Okayama e Hiroshima. Em Okinawa, o período será entre domingo (23) até 20 de junho.
A província de Ehime terá o cancelamento no sábado (22), já que conseguiu fazer o controle da disseminação da infecção.
Até o final do mês o governo irá decidir se a data de 31 deste mês finda o estado de emergência para as demais 9 províncias, como está programada, ou se deverá ser estendida.
Yoshihide Suga, durante pronunciamento na noite de sexta-feira (NHK)
“Embora o número de novas pessoas infectadas em todo o país tenha parado de aumentar, há grandes diferenças na situação da propagação dependendo da região, por isso é necessário continuar a tomar medidas com elevado senso de tensão”, disse Suga.
Como fica Okinawa
“Se não colocarmos um freio agora não haverá férias de verão. Hoje foram 207 novos casos, o maior de todos os tempos. Todos temos que nos esforçar”, disse o governador Denny Tamaki, na noite de sexta-feira.
Governador de Okinawa, na noite de sexta-feira (Ryukyu Shimpo)
Em Okinawa o número de jovens testados positivo vem aumentando, a infecção pelas variantes vem substituindo o vírus original e o sistema médico chegou em um nível crítico.
O governador disse que a disseminação vem acontecendo, com aumento de novos casos, tendo uma das causas o perdigoto (gotículas contaminadas de saliva), por isso, reiterou o contato próximo, o uso de máscara e o gargarejo.
Pediu para os estabelecimentos que têm bebidas alcoólicas como bares, clubes e karaokês, que fechem temporariamente nesse período.
Os restaurantes e bares que não servem bebidas alcoólicas, continuam com expediente reduzido, fechando às 20h.
Os eventos com mais de mil pessoas serão cancelados e instalações da província estarão fechadas nesse período.
À população residente e aos que estão na província, o pedido é de evitar sair. Também evitar viajar para fora da província, seja a trabalho ou a lazer. Solicitou às pessoas de outras províncias que se se abstenham de viajar para Okinawa, incluindo a visita aos familiares.
Medidas Prioritárias
O governador da província de Gifu tinha solicitado a inclusão, mas foi adiada, continuando sob as Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação, como Gunma, Saitama, Chiba, Kanagawa, Ishikawa, Kumamoto e Mie.
Inoculação
“A vacinação, que é a chave para o controle da infecção e está programada para ser concluída até o final de julho na maioria dos municípios em todo o país, com a cooperação dos governos locais e pessoal médico. Vamos tomar todas as medidas possíveis para inocular a população, incluindo os jovens, o mais rápido possível”, afirmou o primeiro-ministro.
Fontes: NHK, Okinawa Times e Ryukyu Shimpo