Na terça-feira (25) a província de Okinawa teve 256 novos casos de infecção pelo coronavírus, somando 15.434 pessoas infectadas nesta epidemia. Foi o pior resultado até então.
Pode parecer pouco em vista de Aichi, Osaka e Tóquio. Mas, considerando a proporção de população, tem o maior índice de infecção do país, de 84/100 mil habitantes.
Está com os leitos destinados aos pacientes com Covid-19 ocupados, portanto, com pressão sobre as equipes médicas.
Mesmo sob estado de emergência os números diários vem ultrapassando 100 na quarta onda. Na véspera de entrar no estado de emergência, o governador Denny Tamaki pediu que os cidadãos locais se abstenham de ir para outras províncias, mas também que os residentes de fora não viagem para Okinawa.
As praias públicas, com gestão das cidades e da província, também os complexos de lazer como o aquário e outros, estão fechados desde domingo (23) e, provavelmente, até o fim do estado de emergência, programado para 20 de junho.
Somente as praias particulares e de resorts é que podem estar abertas. Na segunda-feira (24) um dos clusters confirmados em Okinawa, em uma empresa, 15 testaram positivo. Parte desses funcionários estiveram em uma festa na praia e contagiaram os colegas.
É a segunda vez que as praias estão fechadas. A anterior foi no ano passado, quando da primeira declaração do estado de emergência, em todo país.
Fontes: Okinawa Times, Ryukyu Shimpo e News Digest