Na terça-feira (25), o governo da província de Shiga anunciou que criou uma central de atendimento em 12 idiomas, incluindo o português, para esclarecimento das dúvidas sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19.
De acordo com o governo, é raro no Japão uma província oferecer esse tipo de consulta em diversas línguas para os estrangeiros.
No caso da consulta em língua estrangeira, o enfermeiro ou farmacêutico correspondente será contactado por telefone com o intérprete, sendo disponibilizada interpretação simultânea. Os idiomas foram escolhidos para atender grande parte da população estrangeira residente na província.
As consultas são limitadas a conteúdos que requeiram conhecimento médico, como reações colaterais. Não serão aceitas perguntas relacionadas ao ticket de vacinação ou esclarecimento dos locais de inoculação, pois isso cabe à cada prefeitura.
A recepção das consultas sobre as reações colaterais é de 24 horas. Das 9h às 18h o atendimento é pelo telefone 077-528-3588. Nos demais horários, a chamada deve ser feita para o número 077-528-3621.
Fontes: Chunichi e Mainichi Shimbun