O número total de nascimentos no Japão caiu 4,7% até março, para somente 850 mil, de acordo com novos dados publicados na terça-feira (25) pelo Ministério da Saúde, visto que a incerteza sobre o coronavírus acelera o encolhimento demográfico do país.
O Japão registrou 853.214 nascimentos nesse período de 12 meses, visto que as pessoas cancelaram casamentos e planos de ter filhos em meio à pandemia. Essa tendência poderia colocar o número de nascimentos no Japão abaixo da marca de 800 mil ainda neste ano em um acontecimento desanimador no rápido envelhecimento da população da nação.
O número de bebês nascido no Japão em janeiro a março caiu 9,2% no ano para 192.977, de acordo com relatório do Ministério da Saúde.
Regiões que foram atingidas logo pela pandemia registraram um dos maiores declínios, com nascimentos em Tóquio caindo 14,1% e em Osaka e Quioto em mais de 9%.
Os números espalharam preocupações em relação ao persistente impacto da pandemia de coronavírus.
“Nascimentos em declínio em decorrência do coronavírus provavelmente vão abalar o crescimento em potencial do Japão em 0.1 a 0.2 ponto”, disse Koya Miyamae da SMBC Nikko Securities.
Fonte: Asia Nikkei