Duas pessoas podem ter morrido e cerca de outras 20 continuam desaparecidas neste sábado (3) após chuva torrencial ter causado um grande deslizamento na província de Shizuoka, destruindo mais de 10 casas, disseram autoridades locais.
Um vídeo postado no Twitter mostrou água escura misturada com terra e areia fluindo rapidamente do topo de uma montanha por volta das 10h30 em Atami (Shizuoka) e fazendo um barulho retumbante. O deslizamento alcançou a costa, de acordo com a polícia.
Cerca de 21 mil casas em Atami foram ordenadas a garantirem sua segurança imediatamente, visto que o governo da cidade emitiu seu alerta mais alto de evacuação.
Equipes de resgate estão em busca dos desaparecidos. Elas também receberam cerca de 10 ligações de pessoas que estão presas em suas casas devido ao deslizamento.
A Força Terrestre de Autodefesa despachou cerca de 30 membros para a área em resposta a um pedido do governo provincial.
A Agência de Meteorologia do Japão pediu precaução máxima para a população devido a deslizamentos, inundações e transbordamento de rios.
No período de 72 horas até as 11h deste sábado, 790mm de chuva foram registrados em Hakone (Kanagawa), e mais de 550mm em Gotenba (Shizuoka), disse a AMJ.
Governos provinciais de Ibaraki e Quioto emitiram alertas para seus residentes sobre desastres relacionados a sedimentos.
A frente chuvosa sazonal deve se mover para a costa do Mar do Japão ao longo do fim de semana, com amplas áreas na costa podendo ser afetadas por chuva torrencial até a segunda-feira (5).
【速報】静岡県 #熱海市 で発生している大規模な #土砂崩れ で、複数の住宅が巻き込まれ、20人程度が流されて安否がわからなくなっていることが静岡県への取材で分かりました。静岡県知事が自衛隊の災害派遣を要請しました。 pic.twitter.com/6uvg5nwN2W
— TBS NEWS (@tbs_news) July 3, 2021
Fonte: Mainichi