Os chamados passaportes de vacinação que o Japão planeja emitir para permitir que pessoas inoculadas contra Covid-19 façam viagens internacionais serão gratuitos, disse o principal porta-voz do governo nesta segunda-feira (12).
O Secretário-Chefe do Gabinete, Katsunobu Kato, disse em uma coletiva de imprensa que com início em 26 de julho as pessoas poderão solicitar os certificados nos municípios onde elas estavam registradas como residentes na época em que tomaram suas doses.
O site do Ministério de Relações Exteriores do Japão destacará uma lista de países e regiões que flexibilizarão medidas de quarentena para aqueles com um passaporte vacinal, disse Kato.
O Japão está buscando ter seus passaportes de vacinação aceitos por mais de 10 nações, incluindo Itália, França e Grécia, de acordo com fontes do governo.
Kato disse que os certificados serão gratuitos “por enquanto” com exceção de algumas taxas postais, e podem ser emitidos rapidamente no mesmo dia da solicitação ou levar vários dias.
Fonte: Mainichi