Frasco de vacina da Pfizer/BioNTech (banco de imagens)
O Ministério da Saúde do Japão decidiu reduzir os fornecimentos de vacinas contra coronavírus em certos municípios os quais considera-se terem estoques suficientes.
Publicidade
O programa de vacinação do país está ganhando ritmo após um início lento. Contudo agora alguns governos locais estão enfrentando problemas com fornecimento, forçando alguns a suspenderem reservas para inoculação.
A medida levou funcionários do ministério a revisarem a alocação de doses de vacina da Pfizer/BioNTech para as primeiras duas semanas de agosto.
Dez mil caixas, ou 11,7 milhões de doses, devem ser entregues a municípios em toda a nação durante o período. Oito mil caixas devem ser distribuídas de acordo com populações na faixa dos 12 aos 64 anos.
O ministério decidiu na segunda-feira (12) cortar os fornecimentos em 10% a áreas que foram julgadas como tendo estoques suficientes.
Isso foi determinado ao comparar o número de doses recebidas por cada município desde 4 de julho, e o de imunizantes administrados que foram registrados em uma base de dados nacional desde 8 de julho.
Como resultado, o compartilhamento de vacinas para a cidade de Osaka foi reduzido de 164 caixas para 148. Nagoia receberá 124 caixas, queda das 137. Sapporo receberá 103, reduzidas de 114 e Sendai obterá 59, redução das 65.
Um total de 298 caixas foi coletado através da revisão. Elas serão adicionadas a 2 mil caixas separadas para governos provinciais, que foram solicitados a ajustarem entregas e dar prioridade a municípios que enfrentam escassez no fornecimento de vacinas.
Fonte: NHK