A companhia farmacêutica francesa Sanofi diz que iniciou um ensaio clínico de fase final no Japão de sua vacina contra coronavírus que está sob desenvolvimento.
De acordo com a Sanofi, seu estudo clínico de fase 3 para avaliar a segurança e eficácia da vacina candidata começou no Japão na segunda-feira (12).
O estudo global da empresa envolve mais de 35 mil voluntários nos EUA e em algumas outras nações. Cinco instituições médicas no Japão estão entre os locais onde o estudo está ocorrendo.
A Sanofi está desenvolvendo o que é chamada de uma vacina de proteína recombinante que contém o mesmo tipo de proteína encontrada na superfície do vírus. A proteína do vírus é produzida artificialmente com tecnologia de recombinação genética. O imunizante leva à produção de anticorpos que atacam o vírus.
A farmacêutica disse que a fase 3 controlada por placebo envolve uma abordagem de dois estágios e que o estudo primeiro investigará a eficácia de uma formulação de vacina tendo como alvo o coronavírus original. Ela então testará uma segunda formulação visando a variante Beta, confirmada pela primeira vez na África do Sul.
A Sanofi disse que solicitará aprovação no Japão baseada nos resultados do ensaio clínico. Ela planeja iniciar a produção de doses em uma fábrica na província de Gifu, após receber luz verde para uso prático de sua vacina.
Fonte: NHK