Cocaína disfarçada de carvão com potencial valor de mercado de até 35 milhões de euros (US$41,1 milhões) foi apreendida em uma operação conjunta entre as autoridades da Irlanda e Holanda.
As drogas foram encontradas dentro de dois contêineres da América do Sul que chegaram ao porto de Rotterdam, na Holanda, como parte do que investigadores irlandeses acreditam ser uma tentativa de importar até meia tonelada de cocaína para a Irlanda, de acordo com um comunicado de imprensa da Garda Síochána, a polícia nacional e serviço de segurança irlandesa, publicado na quarta-feira (14).
Dentro dos contêineres havia 2 mil sacolas de carvão. Graças ao uso de um escâner de raio-X e cães farejadores da polícia, descobriram que continham cocaína.
A Ciência Forense da Irlanda (FSI) confirmou depois que cocaína estava presente, mas “levará vários dias e até mais tempo para que a FSI extraia a droga do produto dentro do qual ela está escondida”, de acordo com o comunicado.
Prisões devem ocorrer em um futuro próximo como parte de uma investigação da Guarda Nacional de Drogas e Departamento de Crime Organizado, segundo o comunicado de imprensa.
A polícia nacional da Espanha fez uma apreensão similar de 862 quilos de cocaína disfarçada de carvão há poucas semanas. A força disse no mês passado que um “complexo processo químico” foi usado para dar às drogas “uma forma e cor similares” a carvão e “eliminar odores característicos da cocaína”.
Fonte: CNN