Na quarta-feira (21), a Daihatsu Motor, a top de produção e vendas de veículos kei, e a Suzuki Motors, a segunda desse segmento, anunciaram que participarão da aliança comercial liderada pela Toyota Motor, com Hino Motors e Isuzu Motors.
As duas – Suzuki e Daihatsu – também participarão da empresa de investimento conjunto liderada pela Toyota. Têm a finalidade de promover a eficiência da logística das camionetes e outros veículos kei de uso comercial, além da colaboração no desenvolvimento tecnológico para veículos elétricos.
O objetivo é acelerar o desenvolvimento reunindo as tecnologias de cada fabricante para apoiar o desenvolvimento elétrico e a neutralidade da emissão do carbono.
O CEO da Toyota, Akio Toyoda, que se reuniu online com os demais, enfatizou o significado da cooperação, dizendo que “há uma pressão para uma grande mudança no mundo dos veículos kei. Por mais que os tempos mudem, não podemos perder os veículos leves”.
Em resposta, o CEO da Suzuki, Toshihiro Suzuki, disse “queremos desenvolver o kei de acordo com a mudança dos tempos, pois é um carro do povo e também de importante uso comercial, conectando a batuta da arte de nossos antecessores com o futuro”.
Soichiro Okudaira, CEO da Daihatsu, disse que “há necessidade de iniciativas além das fronteiras da indústria”. Sob seu ponto de vista, ao mesmo tempo em que se mantém o preço acessível de um veículo kei é preciso introduzir novas tecnologias, como a redução de carbono e melhoria da logística.
Fontes: NHK e Chunichi