Uma joaninha que estava vivendo no intestino de um homem foi descoberta durante uma colonoscopia. O caso incomum foi publicado por médicos no American College de Gastroenterologia em um artigo no Case Reports Journal.
A identidade do paciente de 59 anos foi preservada, mas fotos do inseto foram reveladas em uma recente publicação. Ele não estava se queixando de dor e afirmou que havia programado o exame como rotina, e ficou surpreso quando ele foi alertado sobre o “invasor” dentro de seu corpo.
A colonoscopia usa imagem para determinar a condição do intestino grosso. No caso do paciente norte-americano, o resultado joaninha abrigada no cólon transverso do paciente.
“A colonoscopia foi normal, e a preparação para ela pode ter ajudado o inseto a escapar das enzimas digestivas do estômago e parte superior do intestino delgado”, explicaram os pesquisadores.
De acordo com cientistas, “a ingestão de insetos é raramente reportada, mas pode ocorrer mesmo durante o sono”.
A teoria principal é que a joaninha entrou na boca do homem enquanto ele estava dormindo e foi levada até os intestinos. A substância viscosa no órgão pode ter ajudado o inseto a sobreviver.
A joaninha foi removida e o homem passa bem.
Continuing the tour of insects found during colonoscopy, I present Exhibit B: ladybird 🐞 https://t.co/LLwIZTFPF9 pic.twitter.com/GXJAnsmyH3
— Keith Siau (@drkeithsiau) August 1, 2021
Fonte: Lodi Valley News