Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), uma frente atmosférica que se formou no Mar do Japão está se movendo em direção à região de Tohoku, trazendo ventos quentes e úmidos, e nuvens carregadas de chuva estão se formando em ampla área.
Os radares da JMA registraram uma chuva intensa de 100mm por hora em Mikawa (Niigata), e as autoridades emitiram o alerta de chuva histórica na região por volta das 3h30 de segunda-feira (23).
Os pluviômetros registraram a marca de 36mm em 1 hora na cidade de Shibata (Niigata) até as 5h, e chuva intensa de 31mm na cidade de Nagai (Yamagata).
A JMA explica que os riscos de deslizamento de terra estão se elevando nas províncias de Niigata, Yamagata e Fukushima, e emitiram um alerta para a população.
A previsão indica que o tempo ficará instável nas regiões oeste até o norte do Japão, e chuvas extremamente intensas de mais de 50mm deverão cair em alguns locais.
A JMA alerta para deslizamentos de terra, enchentes de rios e inundações de áreas baixas, além de pedir cuidado com granizo e ventos fortes.
Fonte: NHK