O Ministério da Saúde do Japão decidiu permitir o uso de um coquetel de anticorpos para tratar pacientes ambulatoriais de Covid-19 em instituições médicas limitadas. Governos locais foram notificados sobre a decisão.
O tratamento, aprovado em julho, é destinado a pacientes de coronavírus com sintomas leves a moderados.
Até agora, o uso do tratamento tem sido limitado a pacientes internados e aqueles que estão se recuperando em hotéis e instalações médicas temporárias que atendem certas exigências.
O ministério estava cauteloso sobre expandir o uso para pacientes ambulatoriais porque houve relatos de reações alérgicas graves no exterior, contudo, ele mudou sua posição face a um aumento no número de pessoas que estão se recuperando em casa.
Pacientes ambulatoriais poderão receber o tratamento somente em instituições médicas que podem aceitá-los casos suas condições de saúde piorarem. Os pacientes também precisarão ser monitorados por telefone ou outros meios 24 horas após o tratamento.
Desde a quarta-feira (25), cerca de 10 mil pessoas haviam recebido o tratamento em cerca de 1,4 mil instalações em todo o país. Autoridades dizem que nenhum efeito colateral grave foi reportado entre elas.
O ministério disse que fornecimentos suficientes foram garantidos para administrar o coquetel de anticorpos a pacientes ambulatoriais, mas não revelou a quantidade exata.
Fonte: NHK