Uma rua comercial com o tema de Quioto na cidade portuária de Dalian, no nordeste da China, suspendeu as operações na semana passada em meio a crescentes críticas na internet de que o Japão tem estado engajado em uma “invasão cultural”, divulgou a mídia estatal.
O Global Times, jornal do Partido Comunista, disse que havia controvérsia por causa da rua comercial com o tema da antiga capital do Japão, agora um destino turístico popular, visto que “anteriormente Dalian foi colonizada e profundamente traumatizada pela invasão japonesa”. A rua havia sido inaugurada no fim de agosto deste ano.
今日も中国大連🇨🇳の
偽京都は人がいっぱい。着物とか扇子とか間違ってるし。 pic.twitter.com/APq4V1tnZo
Artigos relacionados...
— 三木慎一郎 (@S10408978) August 29, 2021
Em setembro de 2020, uma rua comercial no estilo japonês também começou a operar na província de Guangdong, no sul da China, mas foi forçada a ser reformada sob críticas cada vez maiores.
A rua comercial em Dalian, que custou 6 bilhões de yuans (US$927 milhões), foi desenvolvida por uma imobiliária local na cidade, de acordo com o Global Times.
O jornal citou a operadora da Little Kyoto dizendo que as operações de teste haviam sido encerradas e que ela lidará com os problemas que surgiram no processo.
O Japão invadiu uma ampla faixa da China antes do fim da 2ª Guerra Mundial que durou até 1945. Vários chineses, enquanto isso, visitaram o Japão antes da pandemia de coronavírus, despertando interesse na cultura japonesa, incluindo anime.
中国大連市の小京都
パナソニックも出店 pic.twitter.com/Y6xJbQTNxP— andysan (@naver_andysan) August 30, 2021
Fonte: News and Culture