Ilustrativa (banco de imagens)
Um recorde de 1 e cada 14 crianças nasceu com a ajuda de tratamentos de fertilização in vitro (FIV) no Japão em 2019, de acordo com dados compilados recentemente pela Sociedade do Japão de Obstetrícia e Ginecologia.
Publicidade
Em seu mais recente estudo anual de resultados de FIV, a sociedade disse que 458.101 tratamentos de fertilidade foram realizados em cerca de 600 instalações médicas no ano de 2019 e 60.598 nascimentos foram registrados – ambos altas recordes.
Um total de 710.913 bebês FIV nasceu no Japão, desde o primeiro nascimento da nação através do procedimento na Universidade Tohoku em 1983.
A FIV é um tratamento de fertilidade em que um óvulo maturado é fertilizado pelo esperma fora do corpo e transferido de volta ao útero.
O sistema de saúde pública do Japão não cobre os custos para uma FIV, que em média custa ¥500 mil por tratamento, de acordo com uma pesquisa do governo.
Entretanto, confrontado com baixa taxa de natalidade, o governo prometeu trazer mais tratamentos de fertilidade sob a cobertura do seguro de saúde público a partir do ano fiscal de 2022.
Embora o número de casais esperançosos se voltando para tratamentos de fertilidade venha aumentando gradualmente nos últimos anos, essa tendência pode ser afetada pela crise do coronavírus, visto que eles evitam buscar tratamento em meio à pandemia.
Fonte: Yomiuri