O primeiro estudo do tipo revelou o quanto a chance de um paciente de Covid-19 precisar de hospitalização ou desenvolver sintomas graves aumenta quando 4 fatores de risco principais são combinados.
Esses fatores são ter idade igual ou superior a 65 anos, do sexo masculino, obeso e ter diabetes tipo 2.
Uma pesquisa da Universidade Kitasato analisou registros médicos eletrônicos de cerca de 28 mil pacientes que foram infectados com o coronavírus entre janeiro e novembro de 2020 nos EUA.
O estudo analisou pacientes que haviam sobreposto os fatores de risco e descobriu que quanto mais aqueles pacientes tinham, mais provavelmente eles precisariam ser hospitalizados.
A taxa de pacientes de Covid-19 que apresentou apenas um dos fatores de risco que precisaram de internação triplicou comparado àqueles que não tiveram nenhum. A proporção de pacientes com todos os 4 fatores de risco que foram hospitalizados foi cerca de 19 vezes maior do que aqueles com nenhum.
A proporção de pacientes com um fator de risco que desenvolveu sintomas graves e precisaram ser tratados em unidades de terapia intensiva aumentou em 3 vezes. A taxa de pacientes com dois fatores de risco foi 15 vezes maior, 3 fatores de risco foi 38 vezes maior e todos os 4 fatores de risco foi 56 vezes maior.
Os pesquisadores esperam que suas descobertas levem a uma melhor previsão e prevenção do desenvolvimento de sintomas graves.
O estudo definiu obesidade com tendo IMC (Índice de Massa Corporal) a 30 ou mais, usando o mesmo padrão adotado pelos EUA.
Fonte: Asahi