O namorado da Princesa Mako, Kei Komuro, ambos com 29, retornou de Nova Iorque, Estados Unidos, pela primeira vez em pouco mais de 3 anos, onde esteve estudando Direito na Fordham University e já começou a trabalhar.
No embarque, a companhia aérea teve a consideração de lhe fazer um upgrade, da classe econômica para a executiva. Desembarcou no Aeroporto de Narita, na tarde de segunda-feira (27), e depois de passar pela alfândega e pelo teste PCR, foi para o apartamento da mãe em Yokohama, cercado de seguranças providenciados pelas polícias de 3 províncias, por causa de mais de uma centena de repórteres e da maioria da população que não aprova o matrimônio com a princesa. Vai cumprir a quarentena de 2 semanas.
Foi severamente criticado pela imprensa por retornar com os cabelos presos em rabo de cavalo, usar uma camisa listrada de azul e sem gravata. Aliás, a mídia japonesa não deixa de comentar qualquer fato sobre esse casamento, desde que o primeiro rumor foi publicado pelo jornal Yomiuri.
Mas, por que é tão polêmico?
A Princesa Mako é a filha mais velha de Fumihito, o Príncipe Akishino, irmão do Imperador. Ela e Kei Komuro se conheceram na faculdade, quando tinham 21, namoraram por 5 e realizaram o anúncio do noivado há 4 anos.
Acabou sendo adiado por causa dos escândalos envolvendo a mãe do noivo. E ele decidiu prosseguir seus estudos nos Estados Unidos, para obter o diploma de formação como advogado e conseguiu.
A mãe dele tinha um noivo, o qual teria emprestado 4 milhões de ienes, os quais não foram devolvidos. Era para bancar a ida do filho aos EUA. Além disso, há suspeita de que ela tenha obtido ilegalmente a pensão do marido que faleceu. Embora o filho tenha se justificado com uma brochura em abril deste ano, parece que nada foi esclarecido.
O amor da princesa e do então estudante resistiu a tudo isso, mas algo acontece na família dela, que a imprensa não sabe. Renunciou à quantia que se paga quando do casamento, estabelecido na Lei de Economia da Casa Imperial, no valor de 152,5 milhões de ienes para a manutenção do casal. Foi uma atitude sem precedentes, vista como rebeldia por parte dela.
Expectativas
Terminando a quarentena espera-se que os dois anunciem o casamento, ou pode ser que seja só depois da oficialização. Sabe-se que a futura esposa deixará o emprego no final deste mês, da Universidade de Tóquio.
Com o casamento, a Princesa Mako deixa de ser membro da família imperial e passa a ser uma cidadã comum, a partir da data que oficializarem o matrimônio na prefeitura e obter o koseki. Portanto, deverá obter um passaporte para solicitar o visto de entrada nos Estados Unidos. Ainda não se sabe se será um visto de dependente do marido ou se poderá trabalhar.
Nas redes sociais as pessoas comentam se com o salário que Kei Komura ganha, conseguirá manter um padrão de vida, no mínimo razoável, para o início de uma vida juntos.
Afinal, ele ainda trabalha como assistente jurídico pois ainda não saiu o resultado do exame da Ordem dos Advogados. Só se saberá em meados de dezembro. Se for aprovado poderá atuar como advogado.
O futuro marido da princesa precisa embarcar até o final do próximo mês. Enquanto isso, os recém-casados viverão em um apartamento de luxo, por um mês. Ainda não se sabe se será em Akasaka ou Aoyama, em Tóquio.
Há rumores de que vão se casar em 23 de outubro, data do aniversário da princesa. E parece não ser só por causa disso. Em 20 de outubro é o aniversário da avó Michiko, mãe do imperador.
A princesa, certamente, terá muitos preparativos para viver em Nova Iorque. Ela é estudiosa e pesquisadora, portanto, supõe-se que deverá levar sua biblioteca. Os noticiários de fofoca ainda mencionam que se for levar os belíssimos kimonos e adornos, a mudança será grande, por isso, é preciso um apartamento espaçoso para comportar tudo isso.
Pontos que a população espera serem esclarecidos
Há pontos obscuros e espera-se que o casal fale sobre eles quando do anúncio do casamento, para tranquilizar a população:
- Dívida dos 4 milhões feita pela mãe Kayo, com seu ex-noivo
- Kayo teria recebido ilegalmente a pensão do falecido marido
- Kayo teria recebido ilegalmente o auxílio-doença e lesões
- Plano de reembolso das despesas dos estudos no exterior de Kei Komuro
- O que vai fazer Kei se não for aprovado no exame da Ordem dos Advogados
- Quem vai pagar as despesas da moradia provisória do casal
Fontes: Jishin, Aera Dot, ANN, Friday, Yomiuri, Bunshun, Smart Flash e NHK