Uma criança morreu em decorrência de uma infecção cerebral causada por uma ameba rara após passar o dia em uma splash pad (tipo de fonte recreativa) em Arlington, no Texas, divulgou o Associated Press.
O menino, que não foi identificado pelas autoridades, ficou internado por 1 semana antes de morrer em 11 de setembro. Seu diagnóstico foi meningoencefalite amebiana primária, uma infecção agressiva causada pela ameba Naegleria fowleri.
Conhecida como ameba comedora de cérebro, a N.fowleri é um organismo unicelular que pode entrar no nariz e se reproduzir no cérebro. A ameba cresce em águas aquecidas, e enquanto infecções sejam relativamente raras nos EUA, várias têm aparecido nos anos recentes e mais quentes.
Autoridades da saúde fecharam todas as fontes recreativas locais e abriram uma investigação assim que foram notificados sobre a infecção do menino.
A investigação não apenas confirmou a presença da ameba na fonte do Don Misenheimer Park, mas também revelou falhas nos testes de qualidade da água em vários outros locais.
Infecções por N.fowleri ainda são raras, com um total de 37 casos reportados nos EUA entre 2010 e 2020.
Fonte: Insider