Autoridades chinesas e a Nissan iniciarão negociações junto à Great Wall Motor da China sobre a possibilidade de aquisição da fábrica da montadora japonesa na Espanha, a qual deve ser fechada em dezembro, disseram elas na sexta-feira (1º).
Junto com a Nissan, autoridades nacionais também escolheram a fabricante de motocicletas elétricas Silence e a empresa de engenharia local QEV Technologies – que lidera um centro de produção de veículos elétricos integrado pelas fabricantes suecas Inzile e Volta- para negociar o destino de outras duas plantas menores.
As 3 plantas da Nissan de Barcelona empregam cerca de 3 mil pessoas diretamente e 20 mil indiretamente.
Mas somente 1,6 mil empregos diretos estão em jogo, visto que o restante dos trabalhadores se beneficiarão de aposentadoria antecipada e outras medidas, disse uma fonte da união CGT à agência Reuters.
A fonte disse que a Great Wall estava interessada na planta maior e estudaria se poderia ter uso para as outras duas, enquanto a Silence e a QEV Technologies estão interessadas somente nas fábricas menores.
A Great Wall Motor não tornou seu plano público para as fábricas, mas uma fonte com conhecimento do assunto disse que ela manteria cerca de 1,3 mil empregos.
Fonte: Asia Nikkei