O Fundo Monetário Internacional – FMI na terça-feira (12) previu que o crescimento econômico do Japão será de 2,4% em 2021 comparado ao ano anterior, queda de 0,4 ponto percentual de sua estimativa de julho, visto que a recente onda de infecções por coronavírus reduziu ainda mais as atividades de negócios na terceira maior economia do mundo.
A projeção de crescimento global para 2021 foi reduzida em 0,1 ponto para 5,9%, refletindo previsões de reduções para economias avançadas, em parte devido a interrupções no fornecimento mais longas do que o esperado em decorrência da pandemia, e também para países em desenvolvimento de baixa renda enfrentando dificuldades com a implantação de vacinas contra coronavírus.
A produção no grupo de economias avançadas deve retornar ao caminho de crescimento pré-pandemia até 2022 e aumentar ligeiramente depois disso, auxiliada por um antecipado pacote de estímulo fiscal adicional dos EUA, de acordo com o FMI.
Em relação ao Japão, o FMI atribuiu a revisão decrescente para 2021 ao impacto do mais recente estado de emergência pela Covid-19 de julho a setembro.
A perspectiva de crescimento para o ano seguinte entretanto, foi melhorada em 0,2 ponto para 3,2%.
Fonte: News and Culture