Com o aumento dos casos de Covid-19, um casal no Vietnã deixou a província de Long An em uma moto junto com todos os seus cães.
Eles, posteriormente, testaram positivo para Covid-19. De suas camas no hospital, eles descobriram que 12 de seus cães de estimação haviam sido mortos pelas autoridades por temores de que os animais pudessem espalhar o vírus.
“Minha esposa e eu choramos muito que não conseguimos dormir”, disse o pedreiro Pham Minh Hung, de 49 anos, à rede BBC.
A história do casal, documentada no app de mídia social TikTok, causou repercussão no Vietnã, e uma petição pedindo pelo fim da prática reuniu mais de 150 mil assinaturas.
A mais recente onda de Covid-19 no Vietnã tem sido a pior a atingir o país desde o início da pandemia.
Um lockdown rigoroso nos meses recentes significou que muitos trabalhadores migrantes não puderam se sustentar, levando pelo menos um milhão de pessoas a fugirem das grandes cidades.
Pham Minh Hung e Nguyen Thi Chi Em, de 35 anos, estavam entre eles.
These loved pets (15 dogs & cat) were killed by Vietnamese Authorities because the owner tested positive for #COVID19. They were the owners’ family. They didn’t deserve to die! #standfor16 #VN #Vietnam #animalcruelty #JIMINDAY #OurAngelJimin #1013Serendipity #HappyBirthdayJimin pic.twitter.com/pyabsKMN7a
— Love without Borders (@LoveIsNeededNow) October 12, 2021
A jornada
Em 8 de outubro, eles embarcaram em uma jornada de 280Km junto com seus cães e três parentes, que também trouxeram seus 4 animais de estimação.
O casal seguia para Khan Hung na província de Ca Mau, lar de um familiar, visto que os casos de Covid-19 lá não estavam tão altos.
Eles postavam vídeos de suas jornadas, mostrando suas motos e seus cães e pertences empilhados. Eles se tornaram populares entre muitos usuários da mídia social que os saudavam e os desejavam boa viagem.
O casal começou com 15 cães, mas como a viagem continuava, eles deixaram dois com um voluntário após entrarem na província de Ca Mau, enquanto outro morreu. O restante continuou.
Contudo, o casal e seus três parentes testaram positivo para Covid-19 após chegarem a Khanh Hung. É obrigatório para qualquer um viajando entre províncias serem submetidos a teste. Eles foram transferidos para um hospital e os animais deixados em um centro de quarentena.
Mas autoridades locais mataram os 12 cães do casal e os pets de seus parentes sem informá-los, disse a mídia estatal. O artigo foi removido posteriormente.
Não ficou claro como os animais foram mortos. O jornal policial oficial tinha uma imagem indicando que eles haviam sido queimados.
“O controle de doenças deve ser priorizado e a decisão de matar os animais imediatamente foi uma medida necessária de prevenção”, disse o oficial local Tran Tan Cong durante uma coletiva de imprensa no domingo (10).
Mentalidade de guerra
A decisão das autoridades de abater os pets não foi inesperada, disse a observadora Le Anh.
“O governo vietnamita vem colocando prioridade máxima na luta contra o coronavírus. Há um slogan ‘combater essa pandemia é como lutar contra o inimigo’. Isso significa que o país está em guerra e você não pode esperar um comportamento racional e humano durante uma guerra”.
Pham está determinado a responsabilizar as autoridades. “Criei meus filhos por 6 anos, definitivamente quero justiça para meus filhos”, disse ele do hospital.
Fonte: BBC