Por volta das 10h10 de quinta-feira (14), uma professora do jardim de infância licenciado encontrou um dos alunos, de 2 anos, imobilizado pelo pescoço enroscado em vão de um dos brinquedos do parquinho.
A ocorrência foi no Daini Sakura, na cidade de Okayama (província homônima). A instituição chamou a ambulância para socorrer o menino, em estado grave. Continua inconsciente.
Segundo a polícia, 17 crianças da classe de 2 anos estavam brincando no parquinho naquela hora e 3 professoras cuidavam delas.
De acordo com a creche, em 2008, foram instaladas placas abaixo de um dos brinquedos porque as crianças queriam passar debaixo dele e corriam o risco de bater a cabeça. Mas, tem um vão de no máximo 20cm e foi onde o menino se acidentou.
A polícia prossegue com a investigação pela suspeita de lesão por negligência da instituição.
Acidentes em creches e jardins de infância
O número de notificações de acidentes com crianças, ocorridos em creches e jardins de infância está aumentando a cada ano. De acordo com o Gabinete do Governo, o número de acidentes ocorridos em todo país, no ano de 2020 foi o maior de sempre, de 2.015 casos. Dentre eles, 14 ficaram inconscientes e 5 morreram.
O maior número de acidentes ocorreu ao ar livre, incluindo o jardim, com 994 casos. O segundo maior número foi no interior da instituição: 826 casos. Por serviço, o maior número de acidentes foi de 1.081 em creches licenciadas.
Fontes: ANN, NHK e Asahi