Terminal de contêineres no Porto de Osaka (banco de imagens)
As exportações do Japão cresceram mais rápido do que o esperado em setembro e registraram um 7º mês consecutivo de aumento de dois dígitos, um sinal encorajador para a economia enquanto obstáculos nas redes de fornecimento global causados pela pandemia ameaçam fracassar uma recuperação frágil.
Publicidade
Os dados estarão entre os fatores que o Banco do Japão analisará quando divulgar novas projeções de crescimento trimestral em sua reunião de política no fim deste mês.
As exportações aumentaram 13% em setembro ante o ano anterior, de acordo com dados do Ministério das Finanças nesta quarta-feira (20), comparado com uma previsão média de mercado de um aumento de 11%. Isso seguiu um aumento de 26,2% no mês anterior.
Os envios para a China, a maior parceira de negócios do Japão, aumentaram 10,3% em setembro ano a ano.
Os dados oferecem certo alívio a legisladores em relação à perspectiva da economia do Japão, a qual emergiu de estagnação induzida pela pandemia do ano passado devido à robusta demanda global.
A terceira maior economia do mundo deve expandir modesto 0,8% no terceiro trimestre, mostrou uma pesquisa da Reuters, visto que escassez de peças e restrições no fornecimento causados por fechamento de fábricas na Ásia interromperam a produção de montadoras.
Fonte: Channel News Asia