Uma vacinação contra Covid-19 sem agulha poderia ser possível, com cientistas da Universidade de Queensland protegendo ratos do vírus com êxito ao administrar um imunizante candidato desenvolvido nos EUA com um “adesivo”.
A vacina candidata Hexapro da Universidade do Texas – passada por um adesivo microarranjo de alta densidade desenvolvido pela Universidade de Queensland e a Vaxxas – ofereceu proteção contra a doença da Covid-19 com um único “clique” indolor usando um aplicador do tamanho de um bolso.
David Muller da Escola de Química e Biociência Molecular da Universidade de Queensland disse que o adesivo de vacina produziu fortes respostas imunes que mostraram ser eficazes quando os ratos foram expostos ao SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19.
“Quando a vacina Hexapro é passada via aplicador ao invés de uma seringa ela produz respostas imunes melhores e mais rápidas”, disse Muller.
“Ela também neutraliza várias variantes, incluindo a do Reino Unido e a da África do Sul.
“E é muito mais amigável do que uma agulha – você simplesmente ‘clica’ um aplicador na pele e 5 mil projeções microscópicas quase imperceptíveis passam a vacina para ela”.
Muller disse que a equipe da Universidade de Queensland, junto com a Vaxxas, esperavam levar a tecnologia para o mundo e que estavam buscando oportunidades para fundos a fim de acelerar ensaios clínicos o mais breve possível.
“A Hexapro, passada pelo adesivo de microarranjo de alta densidade, poderia auxiliar dramaticamente o esforço global de vacinas, principalmente para bilhões de pessoas vulneráveis em países de baixa e média renda.
Fonte: Sci Tech Daily