A Toshiba está considerando se dividir em três companhias focadas separadamente em infraestrutura, dispositivos e chips de memória, disse um porta-voz na segunda-feira (8), uma medida que poderia endereçar o persistente desconto por conglomerado da empresa japonesa.
A medida também é vista abrandando a pressão de acionistas ativos, que agora formam uma grande porção da dispersa base de investidores da companhia japonesa.
Um desconto por conglomerado se refere à tendência dos investidores em valorizar um grupo diversificado de negócios, que totaliza a soma das partes do grupo.
O plano pede para que a Toshiba se divida em três negócios e liste cada uma das companhias em poucos anos, disse o porta-voz. A medida é uma opção estratégica sendo considerada, disse a companhia em uma declaração.
A Toshiba está no processo de elaborar um novo plano de meio prazo para aumentar o valor corporativo. O site Nikkei havia reportado antes que a Toshiba visaria ser dividida até 2023.
A companhia japonesa também disse que nenhuma decisão havia sido feita ainda, acrescentando que ela fará um anúncio se quaisquer decisões forem tomadas e que requerem divulgação.
Fonte: Nippon