O Japão lançou com sucesso um pequeno foguete de baixo custo, o Epsilon, e colocou 9 satélites em órbita nesta terça-feira (9), disse a agência espacial do país, em sua mais recente tentativa de promover envolvimento por instituições educacionais e companhias no desenvolvimento espacial.
O foguete Epsilon-5 partiu do Centro Espacial Uchinoura na província de Kagoshima por volta das 10h, disse a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial – JAXA.
Pesando 96 toneladas, o foguete que mede 2,6m de diâmetro e 29m de comprimento transportou 9 satélites, o maior número para uma missão usando um Epsilon.
Um dos satélites a bordo, desenvolvido pela Kawasaki Heavy Industries, é de demonstração designado a coletar lixo espacial.
Um outro satélite foi desenvolvido juntamente por 10 institutos técnicos e exibirá uma nova tecnologia a qual permite que ondas de rádio naturais emitidas por Júpiter sejam pesquisadas.
Em janeiro de 2019 a JAXA lançou um Epsilon, enviando 7 satélites ao espaço.
A série Epsilon usa combustível sólido, o que leva menos tempo para carregar nos foguetes do que propulsor líquido. A sua tecnologia de inteligência artificial é designada a reduzir custos de trabalho e de lançamento, de acordo com a JAXA.
Custos de desenvolvimento para o Epsilon-5 totalizaram ¥5,8 bilhões (US$51 milhões).
Fonte: News and Culture