A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. anunciou na terça-feira (9) que construirá uma fábrica de US$7 bilhões na província de Kumamoto para ajudar a atender uma escassez global de semicondutores.
A construção deve começar em 2022 com a produção prevista para iniciar até o fim de 2024, disse a TSMC em seu anúncio conjunto com a Sony Semiconductor Solutions Corp., que será uma acionista minoritária no negócio.
A fundição, que utilizará processos de 22 e 28 nanômetros, deverá ter uma capacidade de produção mensal de 45 mil wafers de 12 polegadas.
A Sony investirá cerca de US$500 milhões na subsidiária TSMC, que será chamada de Japan Advanced Semiconductor Manufacturing Inc., representando uma participação acionária de menos de 20%.
O projeto, que tem suporte do governo japonês, deve criar cerca de 1,5 mil empregos para talentos de alta tecnologia, disseram as duas companhias.
“Estamos satisfeitos em ter o suporte de um operador líder e nosso cliente de longa data, a Sony, para abastecer o mercado com uma nova fábrica no Japão”, disse o CEO da TSMC, C.C. Wei.
Esperando que a escassez global de semicondutores continue, Terushi Shimizu, presidente e CEO da subsidiária Sony Corp., disse que ele tem a esperança de que a parceria com a TSMC garanta um fornecimento estável de wafers.
“Acreditamos que fortalecer ainda mais e aprofundar nossa parceria com a TSMC, que tem a tecnologia líder de semicondutores do mundo, é extremamente significativo ara o Grupo Sony”, disse ele.
Fonte: Mainichi