Uma equipe de pesquisadores no Japão criou uma vacina que foi capaz de matar um tipo de vírus da imunodeficiência humana (HIV) em macacos durante um teste inicial, de acordo com o jornal Asahi.
Enquanto ficar infectado com HIV não seja exatamente uma boa notícia, com o tratamento correto, a perspectiva é bem melhor do que quando o vírus apareceu nos EUA pela primeira vez nos anos 1980.
Contudo, até agora o tratamento não tem sido capaz de matar o vírus realmente – ele somente silencia consideravelmente os muitos efeitos negativos que podem haver na saúde humana. No entanto, isso poderia começar a mudar.
A equipe de pesquisadores japoneses do Centro de Pesquisa de Primatas de Tsukuba disse que testes em humanos poderiam começar dentro de 5 anos, de acordo com o Asahi.
A equipe desenvolveu uma vacina que usa uma bactéria especial que fortalece a resposta imune. Eles então combinaram essa com um vírus enfraquecido que causa a AIDS.
Sete macacos-cinomolgos foram infectados com o vírus da imunodeficiência símia, mas testes não foram capazes de realmente detectar o vírus, de acordo com o Asahi.
Mesmo após receberem um vírus mais forte que de outra forma poderia ser fatal, o vírus desapareceu sem traços em 6 dos 7 macacos.
Os pesquisadores têm agora a esperança de que eles poderão usar o HIV coletado de pacientes que estão sendo submetidos a tratamentos com medicamentos para criar uma vacina destinada a humanos.
A AIDS é uma das doenças infecciosas mais predominantes no mundo. Cerca de 37,7 milhões de pessoas globalmente estão infectadas com HIV, incluindo cerca de 20 mil no Japão.
Fonte: Futurism, Asahi