O impulso global para atingir a neutralidade de carbono levou a uma atenção aumentada sobre veículos elétricos (VEs). Entretanto, enquanto o comércio desse tipo de veículo esteja crescendo rapidamente na China e na Europa, ele se mantém a menos de 1% das vendas de automóveis novos no Japão.
Dados compilados pela empresa de pesquisa de indústria de automóveis MarkLines mostram que na China, cerca de 1,11 milhão de veículos elétricos foram comercializados em 2020, contando por cerca de 4,4% de todas as vendas de veículos novos.
Na Europa, as vendas de VEs contaram por 4,5% do total, a 712.500 unidades. Os EUA registraram vendas de 260.200 unidades, ou 1,7% das vendas de automóveis novos.
Enquanto isso, no Japão, somente 12.900 veículos elétricos foram comercializados, contando por 0,3% das vendas de novos. No ano passado, as vendas gerais de carros caíram em muitas partes do mundo devido à pandemia de Covid-19.
Entretanto, as vendas de VEs aumentaram 14% em comparação ao ano anterior na China e dobraram na Europa, mas caíram cerca de 36% no Japão.
Os aumentos nas vendas de VEs na China e Europa são resultados dos esforços do governo destinados a tomar liderança o mercado de veículos elétricos. Isso inclui oferecer subsídios para compra de VEs e medidas para ajudar montadoras a desenvolverem os veículos.
O Japão oferece subsídios similares e suporte, mas as vendas de VEs continuam lentas devido a uma ampla faixa de veículos híbridos no mercado e falta de postos de recarga.
Fonte: NHK