A fim de evitar uma repetição da crise de saúde do verão, o Japão reservará leitos hospitalares para mais de 35 mil pacientes neste mês em preparação para uma possível onda de infecções no inverno.
“Estamos construindo um sistema até o fim deste mês que garantirá hospitalização de mais de 35 mil pacientes, o que é um aumento de 30% em comparação ao verão, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (11)
Definindo a estratégia do governo contra um aumento de novas infecções, Kishida disse que 10 mil quartos adicionais em hotéis seriam garantidos para pacientes de Covid-19 com sintomas leves se recuperarem da doença.
Isso seria um aumento de 20% do número da quinta onda de infecções neste verão, quando dezenas de milhares de pacientes infectados não puderam receber tratamento médico apropriado.
O governo anunciou na quarta-feira (10) que havia chegado a um acordo com a farmacêutica dos EUA, Merck, para comprar um número suficiente de seu medicamento oral contra coronavírus, o molnupiravir, para 1,6 milhão de pessoas.
O negócio deve reduzir a carga sobre centros médicos porque os pacientes podem tomar o medicamento em casa.
Fonte: Asahi