O Grupo Sony tomou a incomum medida de não aceitar pedidos de vários tipos de câmeras digitais, revelando uma tendência que abrange a ampla indústria causada pela escassez de chips semicondutores.
Os envios normalmente aumentam em outubro e novembro antes da temporada de compras de fim de ano. Uma falta de peças durante a época de pico de demanda poderia prejudicar ainda mais um mercado de câmera digital que já enfrenta dificuldades na era do smartphone.
A decisão incomum da Sony pode ser explicada por atrasos em componentes de estoque. Para câmeras mirrorless como a Alpha 7 II e a Alpha 6400, a companhia suspendeu pedidos em volume de lojas, e os clientes não podem fazer pré-pedidos em estabelecimentos diretamente gerenciados pela Sony. A companhia pediu desculpas em seu site em japonês na sexta-feira (19).
O site havia alertado em outubro sobre possíveis atrasos nas entregas de câmeras mirrorless, incluindo aquelas lançadas um mês antes. A companhia planeja abrandar a escassez ao focar produção em novos produtos.
Em relação a outras marcas, a Nikon finalmente lançou lentes intercambiáveis em 19 de novembro após adiar o evento por cerca de 1 mês e meio.
A loja digital da Canon indica uma escassez no estoque de uma ampla variedade de câmeras, com a indicação de que a entrega de muitos produtos levará um mês.
Componentes estão em falta devido à pandemia de coronavírus e crescente demanda por produtos digitais.
Fonte: Asia Nikkei