O alvo da missão é a Dimorphos, uma pequena lua que orbita o asteroide Didymos próximo à Terra (ESA- Science Office)
Um veículo espacial da NASA que colidirá deliberadamente com um asteroide foi lançado com sucesso.
Publicidade
A missão DART, ou Double Asteroid Redirection Test, partiu às 22h21 de 23 de novembro a bordo do foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial Vanderberg na Califórnia, nos EUA. A cobertura ao vivo do evento foi transmitida na NASA TV e no site da agência. O propulsor do Falcon 9 retornou para um pouso vertical na Terra.
Mas o teste de verdade para essa tecnologia de desvio de asteroide ocorrerá em setembro de 2022, quando o veículo espacial chegar ao seu destino, para ver como ele impacta o movimento de um asteroide próximo à Terra no espaço.
O alvo da missão é a Dimorphos, uma pequena lua que orbita o asteroide Didymos próximo à Terra. Essa será a primeira demonstração em escala completa da agência desse tipo de tecnologia em nome da defesa planetária.
Também será a primeira vez que humanos irão alterar a dinâmica de um corpo do sistema solar de uma maneira mensurável, de acordo com a Agência Espacial Europeia.
Objetos próximos à Terra são asteroides e cometas com órbitas que os colocam dentro de 48 milhões de quilômetros do nosso planeta.
Detectar a ameaça de objetos próximos à Terra, ou NEOs, que podem potencialmente causar dano grave é um foco primário da NASA e de outras organizações espaciais em todo o mundo.
Fonte: CNN