Segundo o Centro Sismológico Nacional do Peru, às 5h52 de domingo (28), no horário local, e 19h52 no horário de Tóquio, ocorreu um forte terremoto, de magnitude 7,5.
O epicentro foi a uma profundidade de 131km, a cerca de 98km da cidade de Santa María De Nieva, província da região amazônica de Condorcanqui, perto da fronteira com Equador.
Até às 21h do horário de Tóquio não havia notícias de danos humanos, mas materiais sim, conforme algumas fotos e vídeos postados nas redes sociais. Ainda não foi divulgado o levantamento desses danos.
As autoridades locais não emitiram alerta de tsunami.
Quatro horas antes, à 1h32, ocorreu um sismo de magnitude 5,2, com epicentro na Província Constitucional del Callao. Esse tampouco gerou tsunami.
Ambos os terremotos foram sentidos em Lima, a capital do país.
Como o Peru está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, está sujeito a fortes terremotos, como o anterior em outubro, o qual foi sentido em alguns estados brasileiros.
A 7.5 magnitude earthquake Northern Peru on Sunday, the United States Geological Survey (USGS) said. #Peru #sismo #earthquake #amazonashttps://t.co/1epWQDxSxi pic.twitter.com/bpNkJFvmUO
— ILKHA (@IlkhaAgency) November 28, 2021
Mas videos del terremoto en #Peru 🇵🇪 desde el distrito de #Yeso, muestra la caída de parte de la estructura de una iglesia.#Terremoto #earthquake #Temblor #temblorperu #TerremotoPeru#temblorenlima #Amazonas pic.twitter.com/mh40XZq2xY
— AUSTROHÚNGARO (@AUSTROHNGARO2) November 28, 2021
Fontes: CSN, El Peruano e Twitter