Na segunda-feira (29), o governo da província de Gifu informou que iniciará a aplicação da dose de reforço da vacina contra o novo coronavírus, em 1.º de dezembro.
Nessa primeira fase serão inoculados os profissionais da área da saúde. A partir de janeiro dará continuidade com o segundo grupo, dos idosos acima de 65 anos.
A população em geral, de cerca de 1,5 milhão de pessoas com idade entre 18 a 64 anos, receberá a terceira dose a partir de março.
O intervalo de inoculação é de 8 meses ou mais, em princípio, a partir da segunda dose.
Inicialmente, a vacina a ser utilizada é da Pfizer, independente da farmacêutica usada anteriormente, até que o produto da Moderna obtenha aprovação regulamentar do governo. Depois disso, serão usadas as das duas companhias.
Quem ainda não foi vacinado e quer ser
Do ponto de vista da prevenção da propagação da infecção, se for considerado particularmente necessário, como quando ocorre um cluster em uma instituição médica ou em uma instituição para idosos, poderá aplicar a dose de reforço mesmo que tenha passado 6 meses após a segunda.
Além disso, o governo continuará a oferecer oportunidades de vacinação para aqueles que atingirão a idade de 12 anos e que queiram ser vacinados no futuro, como também para as pessoas que desejam receber a primeira dose.
“Gostaria de trabalhar de maneira suave mas rápida”, declarou o governador Hajime Furuta.
Fonte: Gifu Shimbun