A Austrália registrou nesta sexta-feira (3) seu primeiro caso de transmissão comunitária da nova variante do coronavírus, a ômicron, mas autoridades se mantiveram estáveis sobre um plano para reabrir a economia em meio a esperanças de que ela prove ser mais leve do que cepas anteriores.
O novo caso, um estudante de Sydney, foi o primeiro confirmado da ômicron de uma pessoa que não havia viajado para o exterior – um sinal de que a variante está agora na comunidade, disseram autoridades do estado de Nova Gales do Sul.
“A transmissão é sempre uma preocupação, mas nós, novamente, precisamos mantê-la em perspectiva”, disse o Ministro da Saúde de Nova Gales do Sul, Brad Hazzard, explicando por que o estado mais populoso da Austrália não estava revertendo sua reabertura em estágios de lockdowns rigorosos impostos em julho devido à variante Delta.
“No mundo não há clareza se essa variante em particular vai nos causar algo como os problemas que as cepas anteriores nos causaram”.
A Austrália tem agora 9 casos confirmados da variante ômicron, 8 em Nova Gales do Sul, onde um terço das 25 milhões de pessoas do país vivem.
Fonte: Channel News Asia