Organizadores de um popular concurso de beleza de camelos na Arábia Saudita desqualificaram 43 concorrentes após reprimirem injeções de botox e outras formas de “manipulação” pelos criadores.
O Festival de Camelos Rei Abdulaziz, que tem duração de 40 dias, fica a 100Km a noroeste da capital, Riyadh e começou neste mês. Em seu sexto ano, criadores competem por prêmios que totalizam mais de US$66 milhões em dinheiro, de acordo com a Saudi Press Agency (SPA), então as participações são altas.
Criadores inescrupulosos vêm sendo acusados de usar vários métodos para deixar seus camelos com mais probabilidade de ganhar, como injetar silicone e preenchimentos, e inflar partes do corpo dos animais usando faixas de borracha para melhorar suas aparências, divulga a SPA.
Neste ano, organizadores tiveram que lidar com 147 casos de manipulação – o maior número desde o início do festival. Quarenta e três concorrentes foram desqualificados.
A fim de detectar manipulação, os camelos são examinados fisicamente e clinicamente, usando aparelhos como máquinas de raio-X e dispositivos sonares.
Os donos de camelos vencedores recebem prêmios em dinheiro, e o reconhecimento significa que eles podem vender os animais por preços mais altos.
Camelos raros são um grande negócio na Arábia Saudita. Cerca de 1,5 milhão dos animais são protegidos pelos seus donos usando microchips, de acordo com a SPA.
Fonte: CNN