Devido à forte distribuição de pressão do tipo inverno, o vento é muito forte nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, de Hokuriku a Hokkaido.
Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, na segunda-feira (13), as rajadas de vento com neve e elevação de ondas causam transtornos, principalmente no tráfego, por isso, pede cautela.
As rajadas de vento são fortes, com mais de 20m/s, na primeira hora da manhã de segunda-feira:
- 36m/s em Erimo, Hokkaido
- 31m/s em Yamagata
- 29m/s em Akita e Hokkaido
- 28m/s em Miyagi
A AMJ alerta aos motoristas que vivem nessas províncias que fiquem em alerta sobre as interrupções no tráfego por causa do elevado acúmulo de neve. Além disso, é preciso cuidado com o whiteout, clima esmaecido, com visibilidade toda branca para os motoristas, que não conseguem distinguir os pontos de referência com a cobertura de neve.
Também recomenda à população dessas províncias que tomem cuidado no gerenciamento da saúde pois a temperatura é baixa, com mínimas negativas em Hokkaido.
Em Kanazawa (Ishikawa) e Niigata (província homônima), as mínimas foram de 5 e 4ºC, com previsão de máximas de 7 e 5ºC, respectivamente.
Nas províncias de Kanto e Tokai a temperatura mínima desta semana será baixa também, com previsão de 2ºC em Nagoia, com máximas entre 8 e 14ºC.
Fontes: NHK, Tenki e WeatherNews