Japoneses desenvolvem vacina para eliminar células por trás do envelhecimento

Cientistas no Japão desenvolveram uma vacina para remover as chamadas células zumbis, as quais se acumulam com a idade e prejudicam células próximas.

Ilustrativa (banco de imagens)

Uma equipe de pesquisa japonesa disse que desenvolveu uma vacina para remover as chamadas células zumbis, as quais se acumulam com a idade e prejudicam células próximas, causando doenças relacionadas ao processo de envelhecimento, incluindo endurecimento das artérias.

Publicidade

A equipe, incluindo o professor Toru Minamino da Universidade de Juntendo, confirmou que ratos que tomaram a vacina apresentaram quedas nos números de células zumbis, conhecidas medicamente como senescentes, e em áreas afetadas pelo endurecimento das artérias.

“Podemos esperar que (a vacina) seja aplicada ao tratamento de endurecimento das artérias, diabetes e outras doenças relacionadas à idade”, disse Minamino.

Os resultados da pesquisa da equipe foram publicados na versão online do jornal Nature Aging na sexta-feira (10).

Células senescentes se referem àquelas que param de se dividir, mas não morrem. Elas prejudicam células saudáveis próximas ao liberar substâncias químicas que causam inflamação.

A equipe identificou um proteína encontrada nas células senescentes em humanos e ratos e criou uma vacina peptídea baseada em aminoácdio que constitui a proteína.

A vacina permite que o corpo crie anticorpos que se ligam às células senescentes, as quais são removidas pelos glóbulos brancos que se aderem aos anticorpos.

Muitos dos medicamentos existentes para remover células senescentes são usados como agentes anticâncer e podem causar efeitos colaterais negativos.

Efeitos colaterais da nova vacina foram menores, enquanto sua eficácia durou mais tempo, disse a equipe.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Neve e tempestade, de Hokkaido a Hokuriku, e frio em Kanto e Tokai

Publicado em 13 de dezembro de 2021, em Tempo

Ventos muito fortes de mais de 20 metros por segundo, além da neve, impactam o tráfego nas províncias da costa do Mar do Japão.

Whiteout em Hokkaido, às 4h de segunda-feira (NHK)

Devido à forte distribuição de pressão do tipo inverno, o vento é muito forte nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, de Hokuriku a Hokkaido.

Publicidade

Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, na segunda-feira (13), as rajadas de vento com neve e elevação de ondas causam transtornos, principalmente no tráfego, por isso, pede cautela.   

As rajadas de vento são fortes, com mais de 20m/s, na primeira hora da manhã de segunda-feira:

  • 36m/s em Erimo, Hokkaido
  • 31m/s em Yamagata
  • 29m/s em Akita e Hokkaido
  • 28m/s em Miyagi

A AMJ alerta aos motoristas que vivem nessas províncias que fiquem em alerta sobre as interrupções no tráfego por causa do elevado acúmulo de neve. Além disso, é preciso cuidado com o whiteout, clima esmaecido, com visibilidade toda branca para os motoristas, que não conseguem distinguir os pontos de referência com a cobertura de neve. 

Também recomenda à população dessas províncias que tomem cuidado no gerenciamento da saúde pois a temperatura é baixa, com mínimas negativas em Hokkaido.

Em Kanazawa (Ishikawa) e Niigata (província homônima), as mínimas foram de 5 e 4ºC, com previsão de máximas de 7 e 5ºC, respectivamente.

Nas províncias de Kanto e Tokai a temperatura mínima desta semana será baixa também, com previsão de 2ºC em Nagoia, com máximas entre 8 e 14ºC.

Previsão do tempo desta semana mostra que poderá nevar em Nagoia e em Tóquio (WeatherNews)

Fontes: NHK, Tenki e WeatherNews

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!