Ilustrativa (banco de imagens)
Uma equipe de pesquisa japonesa disse que desenvolveu uma vacina para remover as chamadas células zumbis, as quais se acumulam com a idade e prejudicam células próximas, causando doenças relacionadas ao processo de envelhecimento, incluindo endurecimento das artérias.
Publicidade
A equipe, incluindo o professor Toru Minamino da Universidade de Juntendo, confirmou que ratos que tomaram a vacina apresentaram quedas nos números de células zumbis, conhecidas medicamente como senescentes, e em áreas afetadas pelo endurecimento das artérias.
“Podemos esperar que (a vacina) seja aplicada ao tratamento de endurecimento das artérias, diabetes e outras doenças relacionadas à idade”, disse Minamino.
Os resultados da pesquisa da equipe foram publicados na versão online do jornal Nature Aging na sexta-feira (10).
Células senescentes se referem àquelas que param de se dividir, mas não morrem. Elas prejudicam células saudáveis próximas ao liberar substâncias químicas que causam inflamação.
A equipe identificou um proteína encontrada nas células senescentes em humanos e ratos e criou uma vacina peptídea baseada em aminoácdio que constitui a proteína.
A vacina permite que o corpo crie anticorpos que se ligam às células senescentes, as quais são removidas pelos glóbulos brancos que se aderem aos anticorpos.
Muitos dos medicamentos existentes para remover células senescentes são usados como agentes anticâncer e podem causar efeitos colaterais negativos.
Efeitos colaterais da nova vacina foram menores, enquanto sua eficácia durou mais tempo, disse a equipe.
Fonte: Japan Times